domingo, 31 de março de 2013

Você tem motivos para duvidar da Bíblia!?

Aproveitando o espírito de Páscoa... e a publicação bonitinha e geográfica que eu achei no Facebook:

Happy Easter

Dia 31 de março de 2013, oficialmente... Páscoa!
Reuni os chocolates que achei aqui em casa pra mostrar um pouco do que é a Páscoa....
Pra quem não sabe a origem da colomba pascal é que ela tem o formato de uma pomba. E o significado da pomba todo mundo sabe....A pomba ou colomba pascal, um pão doce e enfeitado com a forma de ave, é um símbolo cristão. A forma de pomba era utilizada muito freqüentemente nos antigos sacrários onde se reservava a Eucaristia. O símbolo eucarístico se converteu logo no pão doce que costuma ser compartilhado, em alguns países europeus - especialmente na Itália - no café da manhã de Páscoa e da "Pasquetta", a segunda-feira de Páscoa. Muitas histórias estão ligadas aos símbolos da Páscoa, entre elas, a colomba pascal. Ao norte da Itália, em Lombardia, vilarejo de Pavia, houve uma invasão local do exército de Albuino, o rei dos Lombardos. Um confeiteiro do local resolveu preparar um presente para o invasor. Criou um bolo diferente, preparado com ricos ingredientes e assado no formato da pomba da paz. Quando recebeu o presente, o invasor ficou encantado com o sabor do bolo e a sensível ideia e decidiu poupar o vilarejo do ataque. O bolo simboliza a vinda do Espírito Santo. Alguns símbolos da Páscoa, são:


O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa

Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.


O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.


O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.


O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".




Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa do Cristianismo. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

Boa festa e muitos chocolates pra todo mundo!!!!

sábado, 30 de março de 2013

Por que não da pra ver muitas estrelas nas cidades? | Astronomiaqui

Por que não da pra ver muitas estrelas nas cidades? | Astronomiaqui


Por que não da pra ver muitas estrelas nas cidades?

A maioria de nós, moradores de cidades não conseguimos ver muitas estrelas, diferente das pessoas que moram em sítios e fazendas que veem um céu estrelado de impressionar. Nas cidades não é possível ver muitas estrelas justamente pelo fato de que a luz da cidade é dispersa de forma incorreta ( principalmente por conta dos postes ), direcionando-se para o céu, fazendo com que ele fique iluminado e com uma coloração laranja, ofuscando as estrelas. Chamamos isso de poluição luminosa. 

Postes de luz

Para se ter uma idéia da quantia de luz dispersa pro céu, é possível até mesmo ver ela do espaço. A foto abaixo foi fotografada do espaço e mostra claramente as zonas afetadas pela PL ( poluição luminosa ).

Mapa mundial

Além de ser visível a diferença de céu noturno entre uma zona urbana e rural, conseguimos notar isso ainda mais quando fotografamos, e é ai que o bicho pega. Se você faz uma foto de longa exposição do céu em uma zona rural, irá conseguir captar muitas estrelas e astros impossíveis de serem vistos a olho nu, mas se você for fotografar a partir de uma zona urbana, a medida que você aumenta a exposição da foto, mais claro e iluminado o céu ficará, fazendo com que as próprias estrelas desapareçam, além do céu ficar com aspecto de "dia". Na foto 1 podemos ver a diferença entre um céu sem e com a PL através de 2 fotos, elas foram fotografadas no mesmo local, onde a primeira foi durante um apagão e a segunda com a luz da cidade ligada. Na foto 2 mostra a cidade de SP, fotografada por mim onde quis mostrar como é prejudicial ter um céu com PL.

Foto 1
Foto 2

Para se ter uma base da quantia de PL existente no local onde você mora, utilize o programa Stellarium ( há download desse programa no blog ), nele há uma escala de PL de 1 a 9. A imagem abaixo foi tirada do Stellarium.



Uma coisa mais irritante que a própria PL é a "Luz Parasita", ela é aquela luz de postes ou casas que atinge diretamente nossos olhos enquanto tentamos olhar para o céu, fazendo com que seja impossível ver as estrelas ( sim, além do céu ser iluminado pelas luzes, nossos olhos também são afetados por elas quando elas nos atingem diretamente ). A luz parasita é tão cruel que se você estiver até mesmo em um sítio com céu estrelado e derre-pente acenderem um poste em cima de você, ficará impossível de ver qualquer coisa no céu, exceto a luz do poste.


sexta-feira, 29 de março de 2013

Curitiba 320 anos

Para comemorar o aniversário da cidade, nada mais justo que falar sobre as características do povo, os lugares mais interessantes, entre outras características. Hoje é dia de muitos elogios e parabéns!
Segundo o site Hagah, pode-se escolher 10 locais essenciais para conhecer em Curitiba, eu escolhi alguns e são eles:

PARQUE BARIGUI
Sua localização é fácil  pois está próximo ao terminal Campina do Siqueira.É um local agradável para passeios, prática de atividade física, caminhada, piquenique, entre outros. Nesse local ainda podem ser observados animais como capivaras e jacarés.
A construção do parque se deve a um projeto para evitar que a cidade sofra com inundações.

JARDIM BOTÂNICO

Localiza-se no bairro de mesmo nome. Seu acesso pode ser feito através dos ônibus Centenário/Campo Comprido ou o ligeirinho Centenário; descendo na estação tubo Jardim Botânico. É um ótimo lugar para se admirar a beleza de plantas que são colocadas no jardim de acordo com as estações. Na estufa pode-se encontrar espécies nativas da região. No lago do parque, existem carpas e patos. Há um orquidário no parque e além disso a Fundação O Boticário é responsável pela sua conservação. Não faz muito tempo, foi criado o Jardim das Sensações, em que o visitante pode explorar seus sentidos descobrindo as plantas.

RUA XV DE NOVEMBRO
É o centro comercial da cidade. Seus jardins foram inspirados no jardim do Palácio de Versailles. Pode-se dizer que começa na Praça Santos Andrade - no prédio histórico da UFPR - e termina na Boca Maldita, ou praça General Osório. Em todo o trecho, pode-se encontrar cafés, bancos, lojas de roupas, calçados e diversidade; e bancas de jornal e revista. Na época de Natal, a rua se torna muito movimentada não apenas pelos comércios, mas também pelos espetáculos que atraem moradores e turistas.

LARGO DA ORDEM
Local popular pelos seus barzinhos que atraem muitas pessoas todas as noites para a região. Além disso, todos os domingos de manhã há a chamada "feirinha do largo" em que se pode encontrar diversos artesanatos locais. Também é conhecido como centro histórico de Curitiba, era o local em que os tropeiros passavam para seus cavalos beberem água, motivo esse de ter um chafariz em forma de cabeça de cavalo, o chamado "cavalo babão". Aí se concentrar boa parte dos prédios históricos que já foram reformados e, alguns, transformados em museus.

MUSEU OSCAR NIEMEYER
Esse é o MON ou também conhecido como museu do olho. Foi inaugurado em 2002 e recebe exposições de pinturas e obras arquitetônicas. Além disso possui um acervo particular com obras de artistas locais. Está localizado no Centro Cívico, próximo a prefeitura e outros órgãos do governo. Faz divisa com um bosque. Nesse local muitas pessoas levam seus animais para passear e brincar com outros, outras pessoas se encontram para conversar ou fazer piqueniques.

ÓPERA DE ARAME
Tem muita gente que não sabe, mas a Ópera de Arame é um teatro! Se localiza próximo a outros 2 pontos turísticos: a Pedreira Paulo Leminski e o Parque Tanguá. É um lugar muito bonito para se visitar pois seu acesso se dá em uma passarela suspensa sobre a água. Sua estrutura é toda feita materiais metálicos e tubos, além de placas transparentes e seu lago é artificial; dando sensação de fragilidade ao local.

SANTA FELICIDADE
Bairro característico pela preservação da tradição italiana - também ucraniana e polonesa - tendo como principal atrativo seus restaurantes de comidas típicas. Quem vai pra lá, não pode deixar de comer risoto, polenta e frango fritos! Outro atrativos são as adegas, o que faz com que o bairro possua os melhores vinhos da cidade.

PARQUE TANGUÁ
É o parque que eu mais gosto - apesar de fazer um certo tempo que não vou lá. Tem trilhas bem longas pra quem gosta de caminhar e a vista é bem variada. Tem jardins, cascatas, plantas e até uma gruta. O estacionamento é amplo e gratuito e o espaço ainda conta com lanchonete e loja de venda de lembranças da cidade.

E pra quem quer conhecer mais do povo curitibano, com uma dose de humor, sugiro que vejam os vídeos dessa série:

PARABÉNS PELOS 320 ANOS CURITIBA!!!   \O/

quarta-feira, 27 de março de 2013

Curitiba

Como alguns já sabem, dia 29/03 é aniversário dessa linda e maravilhosa cidade, Curitiba!
Os elogios são muitos pois essa é a minha casa....  xD

Enfim, estou procurando alguma maneira de comemorar/homenagear a cidade pelos 320 anos.
Provável que farei isso com atraso - estarei longe de um computador. Por enquanto aceito sugestões!!!

segunda-feira, 25 de março de 2013

O homem ideal

Qual é o seu?

O que os homens não contam

mulheres-precisam-saber

Piores sentimentos

Homens: ser fiel ou passar vergonha?

De Yahoo


“Michael: rastreador GPS: US$ 250, câmera fotográfica com lentes de zoom: US$ 1.600. Pegar meu marido mentiroso e comprar esse painel com nossa conta de investimento conjunta, não tem preço. Assinado: Jennifer”, dizia o outdoor da mulher. Logo abaixo, a mensagem: “diga à Jessica que você vai se mudar para a casa dela”.

Violência no parto

Adaptado do site Yahoo