quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Anhangava...

Ontem foi tão cansativo que eu tive que deixar a postagem para hoje.
Para aqueles que não sabem, eu trabalho no colégio Sesi e em uma atividade compartilhada das disciplinas de geografia e ed. física, levamos os alunos das oficinas Geração Saúde para subir o Morro do Anhangava.
Para aqueles que não sabem... o morro fica no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Seu nome significa "Morada do Diabo", sua composição é basicamente de granito e se localiza na formação Serra do Mar. Foram duas "expedições" realizadas no mesmo dia, com uma média de 40 alunos de ensino médio, em cada uma delas. A primeira expedição, saiu as 7:30.
Tivemos a sorte de ter um dia muito lindo com sol e céu azul! E olha que a previsão do tempo não dizia isso... Todos subiram e muitos superaram suas expectativas. A tarde, tivemos a segunda expedição com saída do colégio as 13:30. Apesar de pegarmos o transito um pouco lento no contorno leste, chegamos no tempo previsto.
O sol castigou a galera; nem todos conseguiram subir, mas a maioria foi muito persistente. A vista lá de cima, compensou todo o esforço, calor e cansaço. Além disso, os alunos puderam conhecer um pouco mais da região além de compartilharem água e comida e poderem se conhecer melhor.
Observar os animais foi bem interessante: muitas borboletas, lagartas coloridas e pássaros- lá em cima, a maioria eram urubus - o o mais interessante... um lagarto!
Foi uma atividade muito recompensadora, tanto para os alunos, quanto para os professores que não conheciam a região! Agradeço ao Expedições Geográficas, da UFPR, por ter me ensinado isso e agora eu poder repassar aos meus alunos e colegas. Seguem mais fotos:



2 comentários:

  1. Nossa faz tempo que eu não subo o Anhangava... um dia que eu estiver disposta quero ir pra lá de novo :D

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser o Anhangava e o Morro do Canal!!! xD

    ResponderExcluir