sábado, 30 de março de 2013

Por que não da pra ver muitas estrelas nas cidades? | Astronomiaqui

Por que não da pra ver muitas estrelas nas cidades? | Astronomiaqui


Por que não da pra ver muitas estrelas nas cidades?

A maioria de nós, moradores de cidades não conseguimos ver muitas estrelas, diferente das pessoas que moram em sítios e fazendas que veem um céu estrelado de impressionar. Nas cidades não é possível ver muitas estrelas justamente pelo fato de que a luz da cidade é dispersa de forma incorreta ( principalmente por conta dos postes ), direcionando-se para o céu, fazendo com que ele fique iluminado e com uma coloração laranja, ofuscando as estrelas. Chamamos isso de poluição luminosa. 

Postes de luz

Para se ter uma idéia da quantia de luz dispersa pro céu, é possível até mesmo ver ela do espaço. A foto abaixo foi fotografada do espaço e mostra claramente as zonas afetadas pela PL ( poluição luminosa ).

Mapa mundial

Além de ser visível a diferença de céu noturno entre uma zona urbana e rural, conseguimos notar isso ainda mais quando fotografamos, e é ai que o bicho pega. Se você faz uma foto de longa exposição do céu em uma zona rural, irá conseguir captar muitas estrelas e astros impossíveis de serem vistos a olho nu, mas se você for fotografar a partir de uma zona urbana, a medida que você aumenta a exposição da foto, mais claro e iluminado o céu ficará, fazendo com que as próprias estrelas desapareçam, além do céu ficar com aspecto de "dia". Na foto 1 podemos ver a diferença entre um céu sem e com a PL através de 2 fotos, elas foram fotografadas no mesmo local, onde a primeira foi durante um apagão e a segunda com a luz da cidade ligada. Na foto 2 mostra a cidade de SP, fotografada por mim onde quis mostrar como é prejudicial ter um céu com PL.

Foto 1
Foto 2

Para se ter uma base da quantia de PL existente no local onde você mora, utilize o programa Stellarium ( há download desse programa no blog ), nele há uma escala de PL de 1 a 9. A imagem abaixo foi tirada do Stellarium.



Uma coisa mais irritante que a própria PL é a "Luz Parasita", ela é aquela luz de postes ou casas que atinge diretamente nossos olhos enquanto tentamos olhar para o céu, fazendo com que seja impossível ver as estrelas ( sim, além do céu ser iluminado pelas luzes, nossos olhos também são afetados por elas quando elas nos atingem diretamente ). A luz parasita é tão cruel que se você estiver até mesmo em um sítio com céu estrelado e derre-pente acenderem um poste em cima de você, ficará impossível de ver qualquer coisa no céu, exceto a luz do poste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário