sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Outros "fins do mundo"


Previsões
Confira outros “fins do mundo” que não deram certo nos últimos 200 anos. A virada do milênio concentrou os temores:


1806 – A galinha profeta de Leeds
No início do século 19, uma galinha botou diversos ovos com a mensagem “Cristo está vindo” em Leeds, na Inglaterra. O suposto milagre foi entendido pelos moradores da região como o apocalipse. O caso não passava de uma farsa em que os ovos eram pintados.
1843 – Os milenaristas

No Massachusetts, o pastor William Miller previu, após estudar minuciosamente a Bíblia, que Jesus Cristo voltaria. O retorno do salvador seria seguido pelo Juízo Final – marcado para 1843. O religioso morreu em seis anos depois sem ver o mundo acabar.
1910 – Cauda do cometa Halley
Em 1881, astrônomos identificaram um gás mortal na cauda do cometa Halley – que passaria pela Terra em 1910. Os cientistas alertaram que não haveria perigo, mas mesmo assim o medo não desapareceu. Em Oklahoma, nos EUA, religiosos extremistas tentaram sacrificar uma virgem, mas foram impedidos pela polícia.
1982 – Previsão de Pat Robertson
Em 1980, o evangelista Pat Robertson disse em seu programa de televisão que o mundo acabaria em 1982. O alarme falso rendeu ao pregador midiático o prêmio Ig Nobel no ano passado, dado às descobertas furadas ou engraçadas da ciência.
1997 – Culto Heaven’s Gate
Após a passagem do cometa Hale-Bopp, em 1997, uma seita ufológica de San Diego, nos EUA, previu que o mundo como conhecemos iria acabar. A saída para escapar do processo de “reciclagem” do planeta, seria um suicídio coletivo, realizado em 26 de março do mesmo ano por 39 pessoas.
1999 – Previsão de Nostradamus
O profeta Michel de Nostradame intrigou pessoas por 400 anos com descrições do futuro. Na sua versão do fim do mundo, o céu iria cair com reino de terror sobre a terra em uma data interpretada por apocalípticos como agosto de 1999. Evidentemente, nada ocorreu na época.
2000 – Bug do milênio
Um defeito nos computadores notado no início dos anos 1970 deu margem para que as pessoas imaginassem que o fim do mundo seria em 1º de janeiro de 2000. Segundo as previsões, depois da data os computadores não distinguiriam os anos 1900 dos anos 2000. As apostas previam falha no fornecimento de energia e até um holocausto nuclear.
2012 – Arca da salvação
O ex-zelador Luís Pereira dos Santos reuniu cerca de 100 pessoas em Teresina, no Piauí, para esperar pelo fim do mundo neste ano. Em outubro, a polícia prendeu Santos em sua residência, junto com uma quantidade expressiva de veneno de rato. O caso está sob investigação.

Retirado da Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário