quarta-feira, 29 de maio de 2013

29 de Maio - Dia do Geógrafo


Aproveitando a data pra  falar um pouco da minha profissão...

Os geógrafos são profissionais que estudam a Terra. Eles sabem tudo sobre o revelo, o clima, 
a vegetação e os rios que constituem o nosso planeta. Também estudam economia, a distribuição geográfica populacional, as divisões políticas entre os países, as diferenças culturais e muito mais. 
Pesquisam como as comunidades e habitantes se relacionam com o meio em que vivem!

Os geógrafos exercem um papel muito importante atualmente, cuidando do nosso planeta e auxiliando no planejamento urbano, no manejo de recursos naturais, no planejamento da  construção de hidrelétricas e pólos industriais, que são fundamentais para a sociedade, mas que exigem responsabilidade para que o impacto ambiental seja o menor possível!
Algumas das atividades exercidas pelos geógrafos:
- Ensino: leciona no ensino fundamental, médio e superior.
- Planejamento urbano: planeja o crescimento e desenvolvimento de uma determinada região ou município.
- Geografia física: estuda os aspectos físicos da Terra, como clima, solo e vegetação.
- Geografia humana: interpreta os dados sociais e econômicos de uma população. Planeja a ocupação de áreas urbanas e rurais.
- Geopolítica: analisa a relação entre espaço geográfico e a organização econômica, política e social de uma região, país ou bloco de países.
- Meio ambiente: estuda os ecossistemas e previne impactos ambientais causados pela ocupação de terrenos. Faz o manejo de bacias hidrográficas.
- Planejamento territorial e urbano: organização dos espaços urbanos ou rurais para a instalação de pólos industriais, barragens e outras grandes obras.
Fonte: Brasil Profissões
"Profissional que estuda a Ciência que tem por objeto a descrição da Terra na sua forma, acidentes físicos, clima, produções, populações, divisões políticas etc"
Fonte: Dicionário Michaelis


A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando, respectivamente, “Terra” e “escrever”. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos.

O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia a dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza.

No dia 29 de maio também se comemora o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como o dia do Estatístico.

profissão de Geógrafo foi regulamentada pela Lei n° 6.664, de 26/6/79, e Decreto n°85.138, de 15/12/80, e pela Lei n° 7.399, de 04/11/85, e Decreto n° 92.290, de 10/01/86.
Geografia descreve e explica o ambiente do homem e seus efeitos sobre o modo de vida (latitude, topografia, altitude, repartição de terras, águas, disposição dos traços do relevo). É o estudo geral do Universo, das características da Terra e dos aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais decorrentes da ocupação pelo homem.
Classifica-se em geral em geografia física, que concerne ao ambiente físico da Terra (atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera) e geografia humana, o estudo das pessoas e suas atividades. Em ambas há ênfase na análise espacial, qual seja, o estudo das localizações e dos padrões.
geografia aborda tanto as ciências físicas quanto as sociais, valendo-se de sua metodologia e de seu conteúdo, e também contribuindo para os mesmos.
Pode ser subdividida em diversas outras disciplinas especializadas, como, por exemplo, a geomorfologia, que constitui o estudo científico da origem e evolução dos acidentes geográficos; a geografia populacional...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cantadas de pedreiro

... e olha que nem sempre elas provém desses profissionais!


- Eu queria ser vesgo só para te ver dobrado!!
- Oi! Que acha de a gente ir tomar um sorvete e você chupar minhas bolas?
- Vamos estudar matemática? vamos nos somar, subtrair nossas roupas, dividir suas pernas e nos multiplicarmos
- Toma 50 centavos!
Ela: Porque?
Sou um conquistador barato!!!
- Eu não sou Casas Bahia, mas sou dedicação total à você!
- Gatinha, se beleza fosse bosta tu tava toda cagada…
- Cadê o papel ?
Ela: Que Papel?
Aquele que você veio embrulhada
- Vamos trocar de chocolate? – Eu te dou Sensação e você me da Sem parar!
- Posso pintar seu útero de branco ??
- Seu nome é Tamara?
Ela: Porque?
Porque você TAMARAVILHOSA!
- Belos sapatos! Quer transar?

 - Gata, você trabalha na Fiat?
Não, por que?
Porque você faz o meu Stilo. Sua Linda!


 - Gata, eu não sou quebra-cabeça, mas me encaixo direitinho em você.

 - Gata, você quer se o “you” do meu “I love” ?

 - Gata, fica comigo que eu te faço esquecer o André.
Que André?
Ta vendo, já ta começando a esquecer.


 - Gata, pra você virar bombom só falta a “valsa”, pq um sonho você já é! sua linda!

 - Gata, você é tão gata que se eu te matar de amor, ainda sobram mais 6 vidas, Sua linda!

 - Gata, você é uma paçoca? pq só de sentir o cheiro da vontade de comer! sua linda!

 - Gata, se eu ganhasse 1 real cada vez que te acho linda, eu já tava emprestando dinheiro pro Eike Batista, sua linda!

 - Gata, não sou o Jota Quest, mas tô fácil, extremamente fácil pra você, sua Linda!

 - Ei gata, me chama de GPS que eu te mostro o caminho da felicidade. Sua linda!

 - Nossa gata, quanta carne… E eu lá em casa comendo ovo! Sua linda.

 - Gata, você não é traficante mas eu quero a sua Boca!

 - Gata, me chama de wi-fi e fica perto de mim para fazer a conexão. Sua linda!

 - Gata, você não é piso molhado mas eu já tô pronto pra te passar o rodo, sua linda!
Fontes: Tediado e Testosterona

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Benefícios do abraço

"Me abrace, que no abraço mais do que em palavras, 
as pessoas se gostam." -Clarice Lispector

Como hoje é dia do abraço, nada melhor do que saber que esse gesto pode fazer bem para nossas vidas.


Esse gesto de carinho pode significar vários sentimentos como: gosto muito de você, obrigada por estar sempre ao meu lado, conte sempre comigo e muitos outros. Porém, além de despertar todos esses sentimentos e ser muito gostoso, o abraço produz poderes incríveis sobre a nossa saúde.
Segundo pesquisas, o ato de abraçar tem relação direta com a nossa qualidade de vida. Um abraço envolve troca de afeto, calor e dessa forma nosso corpo passa por uma movimentação de hormônios que reduzem o estresse.

Benefícios:
1. É muito bom: o abraço libera uma substância chamada ocitocina, também conhecida como hormônio do bem-estar, aumentando a felicidade da pessoa. O abraço pode liberar também endorfinas, mesma substância química liberada após o treino;

2. Faz você se sentir sexy: é o benefício melhor para o casal no sentido físico. Ele pode fazer com que o casal tenha momentos divertidos, relaxante e amoroso após o sexo. Além disso, aumenta o desejo sexual;

3. Diminui o estresse e pressão alta: o contato físico com as pessoas pode ajudar a reduzir o risco de estresse. Abraços e beijos aumentam a ocitocina que ajuda a diminuir a pressão, estresse e ansiedade;

4. Ligação com as mulheres e bebês: o abraço também é muito saudável para o contato emocional. A ocitocina está ligada ao parto e amamentação, segundo estudos tem papel biológico na ligação entre a mãe e o bebê;

5. Auxilia na comunicação: o abraço proporciona não só atração física. A maior parte dos casais sofre com problemas na comunicação. As pessoas desejam se sentir compreendido e o abraço pode ser um meio de transmitir a compreensão e a empatia.

O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais "abraçadeiras" do que outras.
A comemoração desse dia começou na Austrália quando um sujeito com o nome de Juan Mann quis por em prática a máxima que dizia que às vezes um abraço é tudo que precisamos. Ele saiu pelas ruas de Sydney, com uma placa escrito “Free Hugs” ou “Abraços gratuitos” e oferecia abraços de graça para as pessoas que passavam por ele.

Receita: Vegetais e Legumes Refogados

Eu sei que quase ninguém gosta de legumes, vegetais e afins, mas todo mundo sabe que eles fazem bem para a nossa saúde. Pensando nisso, fiz um refogado. A foto abaixo é ele pronto, assim que desliguei o fogo.
Segue a receita:

Ingredientes:
1 chuchu grande
3 batatas
1 cenoura grande
7 vagens grandes, também
cebola e alho a gosto
3 cubos de caldo de galinha
água quente, para refogar

Preparo:
  1. Cortar todos os vegetais em quadradinhos e a cenoura e as vagens, cortar em rodelinhas finas. Reservar. 
  2. Cortar a cebola e o alho em pedacinhos bem pequenos colocar em uma panela com um pouquinho de óleo e fritar até que a cebola murche e o alho fique dourado.
  3. Após isso colocar os vegetais na panela e água suficiente para cobri-los. Quando a água começar a ferver, adicionar os 3 cubos de caldo de galinha. Deixar cozinhar até os vegetais ficarem macios - acrescentando mais água - ou durante 1h aproximadamente.
Obs: Todos os ingredientes podem ser trocados ou substituídos. Pode-se também acrescentar mais legumes ou vegetais como brócolis, couve flor, repolho...

Frase da semana

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Dia Internacional Contra a Homofobia


A palavra homofobia (homo=igual e fobia=”medo”) é usada para identificar o ódio, aversão ou discriminação de uma pessoa contra homossexuais. Sua manifestação pode ser silenciosa ou agressivas, podem ir do bullying, injúrias ou gestos a ironia ou antipatia no convívio social.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 traz em seu texto, no artigo 3º, a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
Podemos entender a homofobia, assim como as outras formas de preconceito, como uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade, baseada no domínio da lógica heteronormativa, ou seja, da heterossexualidade como padrão, norma. A homofobia é a expressão do que podemos chamar de hierarquização das sexualidades. Todavia, deve-se compreender a legitimidade da forma homossexual de expressão da sexualidade humana.
Podemos entender a complexidade do fenômeno da homofobia que compreende desde as conhecidas “piadas” para ridicularizar até ações como violência e assassinato. A homofobia implica ainda numa visão patológica da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”.
Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. A decisão retomou discussões acerca dos direitos da homossexualidade, além de colocar a questão da homofobia em pauta. Durante essa semana foi legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo nos cartórios, podendo ser convertida a união estável nessa forma de união.
O Dia de Internacional de Combate à Homofobia é um marco importante para que os grupos que defendem os direitos LGBT possam dialogar com a sociedade sobre os males da discriminação. “O ato é realizado desde 2008 e visa alertar e educar a sociedade sobre os altos índices de violência contra a população LGBT no Estado”, explica. 
O Dia Internacional de Combate à Homofobia, 17 de maio, marca a assembleia geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizada em 1990 que aprovou a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID), declarando, desta forma, que a homossexualidade não constitui doença, distúrbio ou perversão.
Deixando aqui minha opinião... não sou a favor - se é que dá pra se posicionar assim - da homossexualidade, mas respeito muito todas as pessoas! Tenho inúmeros amigos gays, lésbicas e bissexuais e acredito que isso não tem nada a ver com influências. RESPEITO É BOM, TODO MUNDO GOSTA E TODO MUNDO MERECE!




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Arroz Caipira

Serei sincera... nunca fiz arroz! Aliás, nunca tinha feito até essa semana.
Isso aconteceu devido a essa maravilha que lhes mostro abaixo:
Parece publicidade, mas não é!

Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
1/2 colher de sopa - bem cheia - de alho picado
1/2 linguiça calabresa picada em cubinhos pequenos
1/3 de cebola picada em pedacinhos pequenos
1/2 lata de milho verde
1 pacotinho de parmesão ralado
600 ml de água quente

Preparo:
Fritar tudo, exceto o milho, até que a cebola fique murcha.
Depois disso, adicionar o conteúdo do sachê que eu mostrei logo acima e também o milho. Fritar tudo isso como se estivesse fazendo um arroz normal; mexendo sempre para que não grude no fundo da panela, nem queime!
Depois de fritar um pouco... acrescente a água. Lembrando que a água deve cobrir todo o conteúdo presente na panela. A indicação é que o arroz estará pronto quando a água secar, porém eu prefiro conferir e adicionar um pouco mais de água, para que o arroz fique ao mesmo tempo molhinho e soltinho. Quando estiver quase finalizado, acrescente o parmesão à gosto.
E aqui está o resultado final:

Violência contra a mulher


“Qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência.” Esta é a definição prevista na Convenção Interamericana (também conhecida como “Convenção de Belém do Pará”), de 1994, para Prevenir e Erradicar a Violência contra a Mulher.
Dados da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) revelam aumento da formalização das denúncias. Os atendimentos da central subiram de 43.423 em 2006 para 734.000 em 2010, quase dezesseis vezes mais. Números do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Dieese, mostram que quatro entre cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica. 
O Primeiro Relatório Mundial sobre Violência e Saúde (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2002) define, pela primeira vez, a violência como “o uso intencional da força física ou do poder, real ou em ameaça contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação de liberdade”. 
Na Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (BRASIL, 2001), o Ministério da Saúde caracteriza a violência como um fenômeno de conceituação complexa, polissêmica e controversa. Entretanto, assume-se que ela é representada por ações humanas realizadas por indivíduos, grupos, classes, nações, numa dinâmica de relações, ocasionando danos físicos, emocionais, morais e espirituais a outrem (MINAYO; SOUZA, 1998).
A violência contra as mulheres é sofrida em todas as fases da vida. Muitas vezes ela se inicia ainda na infância e acontece em todas as classes sociais. A violência cometida contra mulheres no âmbito doméstico e a violência sexual são fenômenos sociais e culturais ainda cercados pelo silêncio e pela dor. Políticas públicas específicas que incluem a prevenção e a atenção integral são fatores que podem proporcionar o empoderamento, ou seja, o fortalecimento das práticas autopositivas e do coletivo feminino no enfrentamento da violência no Brasil.

Campanha UNA-SE – ONU

Lançada em 2008, a campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, é um esforço de vários anos com a finalidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo.
A UNA-SE convoca os governos, a sociedade civil, as organizações de mulheres, os jovens, o setor privado, a mídia e todo o sistema da ONU para unir forças para erradicar o fenômeno global da violência contra as mulheres e meninas.
Até 2015, a UNA-SE pretende atingir os cinco objetivos em todos os países:
  • Adotar e fazer cumprir leis nacionais para combater e punir todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
  • Adotar e implementar planos de ação nacionais multissetoriais.
  • Fortalecer a coleta de dados sobre a propagação da violência contra mulheres e meninas.
  • Aumentar a consciência pública e a mobilização social.
  • Erradicar a violência sexual em conflitos.
Campanha Ponto Final
A Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas vem sendo desenvolvida no Brasil desde o ano de 2010. É uma ação aberta a todos e todas que consideram a violência contra as mulheres como inaceitável e se dispõem a trabalhar pela redução de sua aceitação social. Se insere nos marcos do Dia Internacional de Luta pela Eliminacão da Violência Contra as Mulheres – 25 de Novembro e do Dia Internacional pela Saúde da Mulher – 28 de Maio e integra-se aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Esta iniciativa é um importante instrumento para redução da aceitação da violência de gênero, que se expressa pela impunidade e descaso da sociedade. Visa potencializar o processo de reversão de opiniões conservadoras da sociedade que até bem pouco tempo mantinha-se omissa à violência contra as mulheres. Hoje a Lei Maria da Penha é uma das mais conhecidas do Brasil, colaborando para a visibilidade deste grave problema.
A Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos é responsável pela coordenação executiva dessa iniciativa no Brasil, ao lado da Rede de Homens pela Equidade de Gênero – RHEG e Coletivo Feminino Plural.
Coordenada pela Rede de Saúde das Mulheres Latino americanas e do Caribe, a Campanha Ponto Final é uma experiência em desenvolvimento na Bolívia, Brasil, Guatemala e Haiti. Também acontece em vários países da Ásia e África, em parceria com a Oxfam-Novib.






quarta-feira, 15 de maio de 2013

Provocando o cachorro

...cães podem ser vingativos!
E acabou o relacionamento de anos depois desse tapa na cara da menina.....

domingo, 12 de maio de 2013

Dia das Mães - Mother's Day

Primeiramente... Feliz Dia das Mães para as leitoras do blog! Como a data é comemorativa vou contar um pouco sobre sua origem e afins.
Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães, para as que ainda estão presentes e para as que já se foram. O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.
A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
No Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficalizou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no Brasil.
Em 1947 a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.


E pra não passar em branco... aqui vai uma foto minha com a minha mamãe, Diva!
Fontes: Calendarr e Brasil Escola

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Trouble - P!nk

Pra terminar a noite de sexta de um jeito legal, aí vai um clipe que está "em alta"...


terça-feira, 7 de maio de 2013

Quanta informação você consome

TOTAL: 11,8 horas por dia - 33,8 gb - 100 564 palavras o equivalente a uma bíblia por semana

*Fonte How Much Information 2009, Universidade de Berkeley.

Retirado da Super Interessante

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mulheres usam cosméticos vencidos, sim!

Segundo uma pesquisa publicada no Female First, a maioria das mulheres não dá atenção ao prazo de validade dos produtos de beleza e continuam os usando mesmo assim.
O levantamento feito pelo MyVoucherCodes mostrou que 78% das mulheres não sabiam que os produtos já estavam vencidos. As que já sabiam, afirmaram continuar aplicando da mesma maneira porque acham um desperdício comprar algo novo e substituir algo que aparentemente está em bom estado.
Rímel, sombra, batom, hidratante, loção para o corpo, autobronzeador, creme para o rosto, base, lápis e blush estão no top 10 dos produtos que continuam sendo usados sobre a validade.
"Fiquei muito chocado ao ver a quantidade de mulheres que usam produtos de beleza vencidos. Depois desta data, o produto fica menos eficaz e pode ser prejudicial à saúde", disse Mark Pearson, presidente do site.
"As datas de validade têm uma razão para estarem lá: proteger o usuário de problemas e infecções”, acrescentou.
Fonte: Yahoo! Mulher

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Saltos mortais

não gostei da técnica. daria nota 9,5 no máximo

Açaí - usos e benefícios

Apesar de ter passado mal com um açaí - provavelmente mal conservado - resolvi falar um pouquinho dele, dos benefícios e afins:


A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e 
geleias  Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
A indústria de cosméticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampoos e outros produtos de beleza.As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.
As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).


É uma planta com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames.

Constituintes
Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.


Efeitos do açaí - propriedades açaí - benefícios do açaí
A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).
Outros efeitos do açaí são: saciedade, , fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética e fonte de ferro.
Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação.

Preparações à base de açaí
Uso interno

- Decocção das raízes
- Vinho ou suco da polpa do fruto
- Polpa do fruto pura
- Sorvetes, doces, geléias ou com farinha
- Palmito cru
- Cápsulas

Uso externo
- Palmito em forma de pasta
- Óleo das amêndoas do fruto
- Cosmético: Sabonetes, xampus, óleos para o corpo e cremes.
Fontes: Sua Pesquisa e Cria Saude