quarta-feira, 1 de maio de 2013

Açaí - usos e benefícios

Apesar de ter passado mal com um açaí - provavelmente mal conservado - resolvi falar um pouquinho dele, dos benefícios e afins:


A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.
O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e 
geleias  Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.
A indústria de cosméticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampoos e outros produtos de beleza.As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.
As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).


É uma planta com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames.

Constituintes
Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.


Efeitos do açaí - propriedades açaí - benefícios do açaí
A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).
Outros efeitos do açaí são: saciedade, , fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética e fonte de ferro.
Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação.

Preparações à base de açaí
Uso interno

- Decocção das raízes
- Vinho ou suco da polpa do fruto
- Polpa do fruto pura
- Sorvetes, doces, geléias ou com farinha
- Palmito cru
- Cápsulas

Uso externo
- Palmito em forma de pasta
- Óleo das amêndoas do fruto
- Cosmético: Sabonetes, xampus, óleos para o corpo e cremes.
Fontes: Sua Pesquisa e Cria Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário